SAIBA MAIS SOBRE O CURSO SETA

1. CONCEPÇÃO DO CURSO:

O Curso de Licenciatura Plena em História (oferecido pela FAFIA, reconhecido pelo Decreto Nº 78.983 de 20/12/76, renovação de reconhecimento registro Conselho Estadual de Educação/ES Nº 3051 de 06/01/2012, publicado no Diário Oficial em 11/01/12, prorrogada pela Resolução CEE/ES Nº 4312/2015 de 30/11/2015, publicada no D.O./ES em 03/12/2015, sendo estendida até 30/06/2016) fundamenta-se em uma concepção crítica e reflexiva da História, almejando com isso que nossos discentes se tornem cidadãos e profissionais analíticos acerca do saber Histórico. Nesse sentido,espera-se que nossos alunos se tornem capazes de pensar a História e suas perspectivas de maneira abrangente e que o curso possibilite a compreensão contextual da História.

A preocupação em oferecer um Curso de Licenciatura Plena em História em uma visão integral orienta-se a partir de questões teóricas e metodológicas inseridas nas discussões acadêmicas e tem, como ponto fundamental,a transformação de nossos alunos em indivíduos questionadores e problematizadores da realidade à medida que compreendam o desenvolvimento da História. Além disso, espera-se também que eles possam construir esse conhecimento histórico junto aos seus futuros alunos. 

2. ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre – FAFIA oferece o Curso de História desde 1973, sob a organização de Licenciatura curta. A partir do ano de 1991, de acordo com a Res.CEE/ES nº 63, passou a oferecer o Curso de Licenciatura Plena em História, sendo reestruturado em 2002, em cumprimento à legislação vigente, com formação do Licenciado em História. O Curso é oferecido na modalidade de Licenciatura Plena, carga horária de 3.680 horas/aula (50 min), correspondentes a 3.066 horas, com integralização de no mínimo três e no máximo sete anos.

3. REGIME DE FREQUÊNCIA

De acordo com as normas regimentais, o aluno é obrigado a estar presente a no mínimo 75% das aulas dadas de cada disciplina em que ele estiver matriculado. Caso o aluno ultrapasse o limite máximo de 25% de faltas a que tem direito, ficará automaticamente reprovado na disciplina, sem qualquer possibilidade de estudos de recuperação; tampouco lhe será permitido realizar exames finais.

4. REGIME DE MATRÍCULA DOS ALUNOS

A matrícula e rematrícula do aluno são feitas semestralmente no bloco das disciplinas e atividades do período.

5. MISSÃO DO CURSO

Curso de Licenciatura Plena em História tem como missão precípua possibilitar aos professores em formação o domínio do conhecimento específico de sua área de atuação, de modo a contribuir para a compreensão da História como processo que se constrói na inter-relação homem-mundo, na história vivida pela humanidade. Insere-se nesta missão o compromisso com a formação de Educadores para atuar nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, capazes de promover sua atividade profissional na perspectiva do desenvolvimento da sociedade na multiplicidade das práticas sociais. Integrada a essa missão está a preocupação em garantir que os egressos tenham uma sólida formação de conteúdos históricos; uma formação geral envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério; uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considerem a transformação da histografia; um comprometimento político com a equidade social de participação ativa e crítica nos destinos da sociedade.

6. OBJETIVOS DO CURSO

Preparar o professor de História para o exercício do magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de modo que seja capaz de exercer uma liderança intelectual, social, cultural e política na rede de ensino. A partir do conhecimento da realidade social, econômica, política e cultural de nossa região e do conhecimento em História, interligados às questões de natureza pedagógica, busca-se que o discente possa atuar efetivamente no sentido de realizar mudanças qualitativas nas condições do ensino e aprendizagem vigentes. Além dessas questões, o curso de História almeja incentivar o aluno à prática da pesquisa científica, pois se acredita que o exercício da pesquisa não deve ser dissociado da atuação no magistério.

7. PERFIL DO EGRESSO

O profissional formado no Curso de Licenciatura Plena em História é habilitado a atuar como professor nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio como professor de História. O graduado é capacitado ao exercício do trabalho de professor, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Deve reunir competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, competências referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conteúdos a serem socializados e do conhecimento pedagógico, competências investigativas que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e competências referentes ao próprio desenvolvimento profissional.

8. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSENCIAIS:

O Curso de Licenciatura Plena em História oferecido pela FAFIA está organizado de forma a abranger conteúdos e atividades que constituam uma base consistente para a formação do profissional da educação competente e comprometido com a aprendizagem dos alunos e com a causa educacional. Nesse sentido, busca-se o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
  • conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
  • transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
  • desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
  • ter domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino – aprendizagem no ensino fundamental e médio.

LINHAS DE PESQUISA SETA

Linha de pesquisa 1 História e historiografia do Brasil
Descrição: Análise dos aspectos políticos, sociais, educacionais, culturais, teóricos e econômicos referentes aos períodos Colonial, Imperial e Republica no brasileiro.
Linha de pesquisa 2 História do Espírito Santo
Descrição: Essa linha se interessa pelos aspectos da história local do estado do Espírito Santo e suas particularidades e visa preencher as lacunas acerca da história capixaba e compreender questões sociais, culturais, políticas e econômicas, especialmente os estudos de caso.
Linha de pesquisa 3 História Política do Espírito Santo
Descrição: Análise história das instituições políticas do Espírito Santo e do comportamento dos atores que protagonizaram os principais processos políticos do estado.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SETA

PLANOS DE ENSINO SETA

2021-1

2020-1

2019-2

2018-1

2017-1

2016-1

2015-2

2015-1

2014-2

2014-1

MONOGRAFIAS E TCC´S SETA

PROJETOS DE EXTENSÃO SETA

FORMAS DE INGRESSAR NO CURSO SETA

vestibular

VESTIBULAR
LIGUE E AGENDE
(28) 3552 – 1412
(28) 99958 – 8264

ENEM

ENEM

PLANOS DE PAGAMENTO SETA

VALOR MENSAL INTEGRAL
R$ 490,45
TEMPO DE CURSO: 4 ANOS

REALIZANDO PAGAMENTO DA MENSALIDADE ATÉ O 5º
DIA ÚTIL DE CADA MÊS, VOCÊ AINDA GANHA 30% DE DESCONTO.