SAIBA MAIS SOBRE O CURSO
Objetivo |
Preparar o especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva, para o exercício profissional em instituições educacionais, de modo que seja capaz de identificar, diagnosticar, encaminhar e orientar educandos com dificuldades de aprendizagem, promovendo sua inclusão, além de servir de suporte para orientação de educadores em situações inclusivistas, a partir do conhecimento da realidade social, econômica e cultural da região, atuando efetivamente no sentido de efetuar mudanças qualitativas nas condições do sistema educativo vigente. |
Diante das exigências atuais no campo da psicologia educacional e de atendimento especial aos educandos nas escolas, faz-se necessário a apropriação de bases teóricas e metodológicas que fundamentem as práticas educacionais visando superar as dificuldades encontradas.
Nesse sentido a proposição desse curso volta-se para especializar profissionais no conhecimento relativo à Psicopedagogia e à Educação Inclusiva, cujo corpo de conhecimento abrange aspectos relativos à aprendizagem humana e seus padrões evolutivos. Portanto, nessa dimensão, o curso destina-se a formação de profissionais para atuarem, predominantemente, no âmbito da prevenção e da inclusão, a partir do aprofundamento nos estudos relacionados ao desenvolvimento e a construção de novos saberes que proporcionem uma compreensão mais dinâmica das dificuldades de aprendizagem. A oferta do curso justifica-se pela necessidade de formação de profissionais que melhor compreendam a dinâmica da aprendizagem, seus comprometimentos psiconeurológicos e as alternativas para uma inclusão efetiva, que valorize as potencialidades do educando e quebre paradigmas tradicionais, atuando para uma prática psicopedagógica e inclusiva.
O curso tem como metodologia de trabalho o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva interacional cujas aulas são dialogadas tomando como ponto de partida o conhecimento prévio dos alunos, de forma a aprofundar seus conhecimentos teórico-práticos com foco na realidade escolar. São utilizados como instrumentos atividades individuais e em grupo, textos, quadro branco, dinâmicas, seminários, projeção de vídeos, encenações, simulações de situações do cotidiano escolar sob a coordenação do corpo docente. Além do mais, as experiências resultantes da reflexão na sala de aula podem ser tomadas como ponto de partida para o surgimento de dinâmicas inovadoras que possibilitem contribuir ainda mais para a prática da linguagem em sala de aula. Todo o processo é registrado em diário de classe, com registro de frequência, conteúdos ministrados e notas.
Matriz Curricular | |
Módulo I | C/H |
Metodologia de Pesquisa | 30h/a |
Didática do Ensino Superior | 30h/a |
Introdução aos Estudos de LIBRAS | 30h/a |
Fundamentos da Psicopedagogia e da Educação Inclusiva | 20h/a |
TOTAL DO MÓDULO I | 110h/a |
Módulo II | C/H |
Transtornos da Aprendizagem | 40h/a |
Transtornos Globais do Desenvolvimento | 40h/a |
Abordagem Psicopedagógica dos Transtornos da Aprendizagem | 40h/a |
Diagnóstico Psicopedagógico dos Transtornos da Aprendizagem | 40h/a |
Intervenção Psicopedagógica nos Transtornos de Aprendizagem | 40h/a |
TOTAL MÓDULO II | 200h/a |
Módulo III | C/H |
Oficina de Psicomotricidade | 20h/a |
Seminário Integrativo | 20h/a |
Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso | 50h/a |
Total do módulo III | 90h/a |
TOTAL DOS MÓDULOS I + II + III | 400h/a |
PLANOS DE PAGAMENTO