QUEM SOMOS

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre – FAFIA, localizada no município de Alegre – ES é uma Instituição de Ensino Superior, organizada como Autarquia Municipal com autonomia administrativa e financeira, sendo vinculada ao Sistema Estadual de Ensino. A FAFIA foi criada em 1967, iniciando seu funcionamento em 1973, com o objetivo de atender a demanda de formação de professores de “1º Grau” para atuação nas áreas de Ciências, Matemática, Português e Estudos Sociais e, ainda, formar “especialistas em Educação” (Curso de Pedagogia). Com o passar dos anos, atendendo as exigências legais e sociais, a FAFIA renova o foco de seu ensino, adequando os cursos oferecidos e criando novas ofertas. Atualmente ministra nove cursos de graduação, nas modalidades de licenciatura, bacharelado e formação de Psicólogo e partir de 2013 Licenciatura em Psicologia.

Ao longo de sua história, a FAFIA vem desenvolvendo suas atividades educacionais com seriedade e compromisso, tendo uma área de abrangência de 25 municípios do Espírito Santo e de outros estados. Com uma prática pedagógica que privilegia a formação de sujeitos comprometidos com o conceito de homem como ser histórico, dotado de capacidade de apreensão da realidade cultural na qual está inserido, consciente da indissociabilidade entre os aspectos biológicos e sociais, históricos e políticos e de seu papel na construção e reconstrução da sociedade, na preservação da vida e da natureza.

A FAFIA possui trinta e nove anos de tradição na formação de professores e, há 13 anos está atuando com cursos nas áreas da Saúde e Humanas. A partir de 1986 oferece, em sistema de parcerias, cursos de Pós-Graduação “lato sensu”, mas somente no ano de 2005 passou a oferecer seus próprios cursos de Pós-Graduação com o Curso de Microbiologia. A demora se deu pela necessidade de reestruturação interna, com a criação dos Colegiados de Cursos e a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa com autonomia regimental para iniciação do processo de pesquisa de demandas e elaboração dos projetos de cursos de Pós-Graduação entre outras atividades inerentes.

Por outro lado a Instituição passou também a incentivar e investir na especialização de seus professores e na contratação para seus quadros de mestres e doutores, visando melhor qualificação profissional para a atuação na Graduação e, só então, passar a ofertar cursos próprios de Pós-Graduação, pois sua missão é a de promover educação superior comprometida com o desenvolvimento do ser humano dotado de valores éticos, estéticos, políticos, sociais e culturais, cuja base é a preservação da vida e a busca da construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

Nessa visão, a FAFIA assume o compromisso com a formação de profissionais com a capacidade de enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação, de desenvolver suas potencialidades empreendedoras, de transformar seus conhecimentos técnico-científicos em vantagens para seu sucesso pessoal, para a evolução do setor em que atuam e para a melhoria da qualidade de vida e da transformação social, mediante a socialização da produção do conhecimento, no âmbito interno e externo da IES.

Diretor: Cássio Leandro Frauches de Souza – direcao@fafia.edu.br